[Bebê] O Nenem quer largar o peito antes do Tempo. O que Fazer ?

De repente aquele momento mágico entre mãe e filho parece estar acabando, mas espere aí, o nenem ainda não tem um aninho. Será greve de amamentação ?

mamando

Pois é meninas, isso existe para a nossa tristeza. Minha bebê de 7 meses parou de mamar de repente. Já faz uma que não quer pegar o peito, seria uma greve de amamentação ou desmame. Como lidar com isso? Quero continuar a amamentá-la  ainda! Por isso pesquisei e encontrei umas  dicas bem legais.

“Como lidar com uma greve de amamentação?”

Greves de amamentação são muito comuns. Às vezes, são desencadeadas por algum evento traumático, mas podem também acontecer sem razão aparente. Pode parecer que o bebê está se desmamando, mas é muito raro um bebê desmamar por si só antes de 1 ano. Uma dica que o bebê não está tentando desmamar é se ele parece infeliz durante a greve, se ele pega o peito rapidamente, e então começa a chorar e se recusa a pegar o peito novamente. Você talvez não seja capaz de identificar a causa da greve, mas algumas possibilidades são:

• Evento traumático repentino – o mais comum é mãe gritando quando o bebê morde o peito, o que é algo comum e compreensível de acontecer.

• Estresse em casa

• Doenças como otite, congestão nasal severa

• Visitantes em casa

• Mudanças grandes no ambiente

 Aqui algumas coisas que se pode fazer para encorajar o bebê a mamar novamente:

• Tente oferecer o peito à noite, ou durante uma soneca, quando o bebê começa a despertar, mas não está totalmente acordado ainda.

• Fique o maior tempo possível em contato pele com pele com seu bebê, sem especificamente tentar oferecer o peito.

• Tente amamentar em situações não usuais, como andando ou movendo-se em outra situação.

• Tente variar posições de amamentar.

Talvez você precise ordenhar para aliviar os peitos de ductos ingurgitados durante a greve. O bebê pode tomar esse leite no copinho.

Greves geralmente duram 2 a 4 dias, e quase nunca resultam em desmame definitivo.

Por Dr. Robert Sears

amamentação

 Leia também um trecho de um texto da Dra. Elsa Giuliani em seu texto “Desmame, fatos e mitos”

É importante que a mãe não confunda o auto-desmame natural com a chamada “greve de amamentação” do bebê.

Esta ocorre principalmente em crianças menores de um ano, é de início súbito e inesperado, a criança parece insatisfeita e em geral é possível identificar uma causa: doença, dentição, diminuição do volume ou sabor do leite, estresse e excesso de mamadeira ou chupeta.

 

E siga as outras dicas do Dr. Sears.

 

Importante notar também que a greve de amamentação tem relação com desmame propiciado ou incentivado pelo uso de bicos artificiais.

Alguns bebes “do nada” se recusam a mamar por vários dias, depois com um pouco de incentivo resumem sua rotina de amamentação prévia. Chamada de greve de mamar, esse comportamento normalmente é causado por incômodos físicos, como dentição, gripes, ou probleminhas emocionais (mudança de casa, doença na mãe, discórdia familiar, síndrome do ninho cheio – muitas visitas, muitos passeios, stress de final de ano, etc…

Aqui está a fórmula de como lidar com um grevista. Em primeiro lugar, entenda que isso é uma perda de interesse temporária e não um sinal de que seu bebe está pronto pra parar de mamar. Raramente bebes com menos de 9 meses querem largar o peito. Tente identificar a possível causa física ou emocional que causou a greve. Depois incentive seu filho a se interessar de novo pelo seio.

Finja que ele é novamente um recém nascido e vocês estão começando essa experiência desde o primeiro dia. Temporariamente cancele ou delegue todas as tarefas que te obriguem a ficar distante do seu bebe. Explique a “greve” pro seu marido e família, dizendo que você precisa de alguns dias focando somente no seu bebe.

Tire o telefone do gancho, relaxe na poltrona de amamentação, tomem um banho de banheira juntos, coloque uma musica relaxante, e passe o máximo de tempo que puder apenas segurando seu bebe, pele com pele. Carregue ele no sling sempre que possível para manter seu bebê próximo do seio.

Amamentar antes das sonecas e na ultima mamada da noite também são jeitos comprovados de fazer com que seu bebe se interesse novamente. Bebes que resistem ao seio quando acordados, muitas vezes aceitam antes de cair no sono, ou mesmo dormindo. Fique agarrado com ele a noite, ou antes de dormir.

As vezes, recriando o ambiente da amamentação, os bebes são lembrados do que estão perdendo. Se o bebe continuar recusando o seio, não alimente ele a força. Deixe que ele adormeça, pele com pele, com a cabecinha dele apoiada no seu seio. Lembre que amamentar significa acalentar também, e não apenas alimentar. As vezes alguns bebes precisam passar por alguns dias de apenas serem segurados e confortados, antes de resumir a amamentação.

amamentar

Uma greve de mamada pode ser uma mensagem de que o bebe quer renegociar o contrato mãe – bebe. Tente reviver o ambiente de mamadas que vocês tinham antes da greve: a posição favorita dele, a poltrona predileta, o local na casa, etc. Com mães criativas e conectadas, a greve costuma acabar dentro de alguns dias. Mas nós já vimos casos de bebes que não mamam por uma semana e depois resumem gradualmente. Essas mães insistiram, ficaram a total disposição, tiraram leite com a bombinha para manter o estoque, ofereceram leite no copinho, e seguiram sua intuição de que o bebe não estava pronto pra parar.

Se depois de todas essas negociações, o bebe não voltar ao seio, tenha a certeza de que isso realmente foi idéia dele, e ele está, de fato, pronto para passar ao próximo estagio. Não há espaço para arrependimentos, reconheça que seu bebe amadureceu um pouco antes e que foi muito bom pelo tempo de durou.

Legal né ? No meu caso eu CHORO mesmo, ontem consegui que ela mamasse um pouquinho (até filmei) ela estava dormindo, rsrsr . Nós mamães queremos esse vínculo por mais tempo possível, pois é um momento mágico, lindo e com tempo contado.  A gente espera que pelo menos por 2 anos iremos usufruir dessa dádiva e quando acaba antes dá um nó na garganta e no coração. Espero que a minha Juju mame pelo menos antes de dormir em mim.

Abraços Resanolli

2leep.com
Compartilhe no Orkut!